Perguntas frequentes

A resposta às suas questões

Como é que são feitos os teus sabões preferidos? Que método é utilizado? Hot process?

Os nossos sabonetes são naturais e elaborados manualmente. A partir de óleos como o rícino, cocô, girassol e azeite. Alguns com manteiga de Karité ou manteiga de Cacau, uma transformação com milhares de anos (sim, os nossos antepassados já faziam sabonetes) e que preserva toda a sua glicerina, proporcionando limpeza sem agressão, mantém a hidratação necessária (aquele gordura que é natural, que é a proteção da sua pele!).

Porque que é que os nossos sabonetes suam?

Uma pergunta que recebemos com muita regularidade é o porquê dos sabonetes de ficarem molhados ou “suarem”  …..

O nosso sabonete é de uma base de glicerina, produzida por nós com óleos vegetais, como de côco e rícino entre outros, a quente e neste processo o sabão passa por uma fase de gel em que se torna cristalino e quando este gel começa a solidificar, os cristais de sal tornam-se opacos. Para que o ponto de transparecia perdure, temos de juntar solventes na massa que impedirão essa opacidade, estes por sua vez tem a capacidade de absorver a água, ou seja 80% que adicionamos ao sabão, vão absorver a humidade do ambiente em que o sabonete está , os óleos essenciais , extratos e manteigas por exemplo são introduzidas mais tarde a uma temperatura mais baixa de modo a não perderem as suas propriedades .

Então, uma vez que os sabões têm cerca de 22 a 27% de humidade na sua fórmula original e essa humidade está equilibrada com a temperatura do ambiente, o sabão absorve a humidade na mesma proporção em que a liberta.

Logo, quando a humidade do ambiente é inferior que a humidade do sabão, o mesmo mantém-se sem “suar” e quando a humidade do ambiente é maior, o sabão absorve mais humidade e liberta (em forma de gotas) muito mais a sua humidade.

Quando isto acontece devemos de ter o cuidado de limpar o sabonete com um pouco de tecido, por exemplo, para que este mantenha as melhores condições de usabilidade e para que dure mais.

Dai os embalarmos em fita aderente que no nosso caso é biodegradável 100%

Porquê que temos de embrulhar os nossos sabonetes em plástico?

Porque eles suam 😊

Mas fazemo-lo usando uma pelicula aderente 100% biodegradável e compostável é fabricada com matéria-prima designada Mater-Bi®, um material com origem em recursos renováveis, de origem agrícola europeia, sem organismos geneticamente modificados e polímeros biodegradáveis. Para além de permitir reduzir a emissão de CO2, ao usar esta matéria-prima, é possível reduzir o consumo de energia e de recursos não renováveis (derivados de petróleo).

Sendo compostável, no fim de ciclo de vida, esta película deve ser canalizada para centros de compostagem, completando um circulo virtuoso e sustentável.

Diferença entre Hotprocess e Coldprocess?

Temos 2 processos principais de fabricação. Este último, o mais conhecido, em que a mistura dos óleos e manteigas se faz a frio usando o calor resultante da saponificação em que esta só termina durante o processo de cura que pode demorar até 40 dias.

Então porque é que escolhemos o Hotprocess? E em que consiste?

É o método de produção do sabonete natural “a quente”. O que quero dizer com isso é que os óleos e manteigas vegetais são aquecidos. Aiii, mas assim, não acaba com as propriedades todas e frita o óleo? Não, calmaaaa! Existe um acompanhamento dessa temperatura justamente para preservar ao máximo as características de cada óleo utilizado, o método é a quente, sim, mas é um processo lento, a banho maria, respeitando cada óleo e manteiga que foi ali introduzido.

Todo o processo de saponificação, ou seja, a transformação mágica dos óleos em sabão acontece logo, durante esse processo de “cozimento”, sendo assim, a necessidade de um prazo de cura não existe, só um descanso de dias para ficar bem rijinho, portanto, pode ser usado logo.

Quando sai da panela para a forma o seu ph já é o adequado para a pele. Esse método tem como grande vantagem os óleos e extratos que são inseridos após a saponificação o que nos proporciona um sabonete muito mais rico em propriedades.

Assim oferecemos um Sabão que vai limpar, hidratar e nutrir a sua pele. Tudo no mesmo Sabão.

Podemos lavar o cabelo com o sabonete?

Os nossos sabonetes adaptam-se perfeitamente a todo o corpo sendo muitos dos seus constituintes como extratos e óleos excelentes inclusive para o couro cabeludo. No entanto em cabelos mais de 5cm o cabelo precisa de outros componentes como bepantol (um dos constituintes dos nossos champôs sólidos) que vai cuidar dos fios de cabelo dando lhes mais resistência e brilho.

A partir de que idade se podem usar os nossos sabonetes?

Desde sempre, mas nos bebés como têm peles muito delicadas o aconselhado é a glicerina pura e á medida que vão crescendo , passam para aveia e camomila cerca de um ano e  depois se não houver alergias, ou outros problemas de pele podem usar todos os nossos sabonetes.

Esclarecemos as suas dúvidas?

Chegou a hora de fazer uma visita à nossa loja e conhecer os nossos produtos. Se tiver alguma questão fale connosco na zona de contactos.